terça-feira, 10 de abril de 2012

Memórias culturais do A(c)tualidades - Tom Sawyer

Saudades...




O anime "As Aventuras de Tom Sawyer" é baseado no famoso livro do escritor americano, Mark Twain. O seu verdadeiro nome é Samuel Langhorne Clemens. Nasceu na Florida, Missouri a 30 de Novembro de 1835 e faleceu em Redding, a 21 de Abril de 1910. Ainda em bebé, mudou-se com a família para a cidade ribeira de Hannibal, também no Missouri. Foi neste lugar e nos seus habitantes que o autor Mark Twain iria ter inspiração para seus trabalhos mais conhecidos, especialmente "As Aventuras de Tom Sawyer". O seu primeiro livro "The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County" foi editado em 1867. Em 1876 editou o seu livro mais conhecido "As Aventuras de Tom Sawyer". Editou ainda outros livros com as aventuras de Tom Sawyer, em 1894 "As Viagens de Tom Sawyer" e em 1896 "Tom Sawyer, Detective" além das aventuras do melhor amigos de Tom Sawyer, Hucleberry Finn. 
A série foi produzida em 1980 pela Nippon Animation. Foram produzidos 49 episódios, realizados por Hiroshi Saito. 


História 

A série passa-se nos finais do século XIX em S. Petersburg.
Tom Sawyer é um rapaz muito traquina que desde a morte dos seus pais, vive em casa da sua Tia Polly com seu irmão mais novo, Cid. Tom não gosta de ir à escola e adora brincar e viver aventuras com o seu amigo, Huckleberry Finn. Huck é um pequeno vagabundo, abandonado pelo pai. 
Tom é apaixonado por Becky que também tem um fraquinho por ele. 
Ele e os seus amigos vivem aventuras emocionantes. 
A série estreou em Portugal em 1981 e repetiu várias vezes na RTP.


Mas quem, no seu perfeito juízo, com idade... vamos lá, superior a 25 anos, não tem saudades das aventuras do Tom Sawyer.

Sem comentários: