quarta-feira, 21 de março de 2012

Combustíveis: setor é «de transparência inigualável» - CEO Galp



Vejamos:
A vantagem de ser gestor ou político em Portugal é não ser obrigado a comprovar ou fundamentar aquilo que se afirma. Por isso, ganha proeminência quem mente com maior naturalidade, na medida em que raramente é confrontado com os factos. 
Ou os "outros setores" são de uma podridão e de uma retumbante devassidão, ou então Ferreira de Oliveira... sei lá.

Música do A(c)tualidades - Peter Gabriel - Wallflower 2010

Imagens do suposto assassino de Toulouse

O canal France 2 divulgou esta quarta-feira imagens do suposto assassino de Toulouse, Mohamed Merah.

No vídeo, Mohamed Merah conduz um BMW aos gritos, gesticulando ao mesmo tempo como se tivesse uma arma.

Recorde-se que Merah «não manifestou arrependimento» pelos crimes, revelou uma fonte policial. «Ele lamentou-se por não ter podido fazer mais vítimas» e por ter «posto a França de joelhos».

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março, foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.




Dia Internacional de Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela Down Syndrome International em 2006. 
A escolha do dia 21/3 é simbólica, pois relaciona-se com os três cromossomas encontrados no par 21 que caracterizam a Trissomia 21.


A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido das mães ou pais, como muitos pensam, nem uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebé (ainda feto). 
Em cada 700 bebés que nascem, UM tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebé Down. 
Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética.

Tatuagens que vibram

Nokia patenteou novo sistema de identificação de chamadas. Graças a uma tinta ferromagnética, é possível sincronizar uma tatuagem com um telemóvel - a exemplo do que acontece com dispositivos Bluetooth

A Nokia registou uma patente, no final do ano passado, que consiste na sincronização de uma tatuagem com o telemóvel de forma a que a tinta vibre sempre que se recebe uma chamada. Além disso, é possível mudar o tipo de vibração de modo a perceber, sem olhar para o telemóvel, se está a receber uma chamada, uma mensagem ou uma notificação de e-mail.


Pode-se, ainda, perceber quem está a ligar já que, a cada pessoa, pode ser associada uma vibração específica. Assim, os utilizadores podem optar por uma vibração mais relaxante para os amigos e outra, mais irritante, para as pessoas menos desejadas. Neste momento, existem duas formas de concretizar esta ideia: uma removível, que funciona, essencialmente, como um sensor adesivo ou, para os mais corajosos, uma tatuagem verdadeira. A tatuagem seria como qualquer outra, já que se pode escolher a imagem que se pretende. A única diferença é que seria pintada com uma tinta especial, que é capaz de vibrar.

A inovação, que está inserida no campo das tecnologias hápticas (sensíveis ao tato), só pode ser concretizada com o uso de tinta ferromagnética, capaz de detetar o campo magnético e transmitir o estímulo, neste caso, para a pele. É usado este processo uma vez que o ferromagnetismo permite que vários materiais se tornem ímanes permanentes. A tinta usada deve, primeiro, ser desmagnetizada através de exposição a altas temperaturas e magnetizada novamente, depois de ser tatuada.

Essencialmente, o dispositivo tem a função de detetar um campo magnético e de emitir uma vibração. A sincronização da tatuagem com o telemóvel seria feita de uma forma semelhante ao que acontece com os dispositivos Bluetooth. O equipamento torna-se útil em lugares muito barulhentos ou silenciosos, em que não seja possível manter o som do telemóvel ligado.

Taça da Liga - Os golos do Benfica - Porto

Góis apoia natalidade com 500 euros por bebé

Nem só de má notícias se alimenta este blogue...

O município de Góis, região de Coimbra, vai ampliar e aumentar o valor do incentivo à natalidade que aplica no concelho desde 2007, passando dos 250 euros que oferecia, por cada bebé nascido, para os 500 euros e aumentando o número de beneficiários. 


O regulamento – integrado no Sistema Local de Incentivo aos Jovens (SLIJ) – já foi alterado e, caso seja aprovado em discussão pública e pela assembleia municipal, deverá entrar em funcionamento já em Maio.

Além do aumento do valor do subsídio, o novo regulamento propõe ainda que os 500 euros sejam atribuídos a qualquer pessoa que tenha filhos, independentemente da idade. Anteriormente, os apoios destinavam-se apenas a mães e pais com menos de 35 anos. 


Os incentivos vão também dinamizar a economia do concelho uma vez que serão oferecidos em forma de reembolso, ou seja, os pais terão de gastar esse valor em produtos destinados ao bebé e adquiridos nas lojas da região. O valor gasto será depois reembolsado pela autarquia.

O subsídio é atribuído a qualquer bebé que nasça no concelho, mesmo que o casal viva separado, e poderá até ser atribuído a mães solteiras. Como única condição, a autarquia exige que a mãe da criança resida no concelho há pelo menos um ano. 

Desde 2007, este incentivo da autarquia já beneficiou 53 bebés, um número que deverá aumentar após a alteração do limite de idade que, no novo documento, deixa de ser uma exigência. 


Ainda que seja uma quantia relativa, este incentivo será uma ajuda importante para os primeiros meses do bebé e é um apoio significativo para os jovens pais de um concelho que viu a sua população reduzir para menos de metade nos últimos 100 anos.

Atualmente, o concelho conta com 4.260 habitantes.

Carta a professores - filha de uma professora que se suicidou...

Carta a Professores

Toulousse - Suspeito continua barricado

Centenas de agentes da polícia antimotim estão desde a madrugada a cercar o edifício, no bairro de Croix-Daurade, Toulouse, onde está refugiado o suspeito do homicídio de três crianças e um adulto numa escola judaica e de três militares em Toulouse e na localidade vizinha de Montauban.


Mais de 12 horas depois do início do cerco à casa onde se encontra o suspeito de matar quatro pessoas numa escola judaica, na segunda-feira, e três militares, na semana passada, a imprensa francesa fala num impasse.

A cadeia de televisão BFM ainda avançou a detenção do suspeito, mas a informação já foi desmentida.

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, esteve presente ao início da tarde, mas já abandonou o local sem prestar declarações.

O suspeito é um jovem de 24 anos, que alega ser membro da Al-Qaida e querer "vingar as crianças palestinianas", segundo o ministro francês do Interior.

O indivíduo agora sob cerco da polícia é suspeito de ser o autor do tiroteio de segunda-feira, numa escola judaica de Toulouse, que provocou a morte a um professor e três crianças, e também dos ataques da semana passada contra militares: três morreram e um encontra-se em estado considerado grave

RotaTeq e Prevenar 13 retiradas do mercado

A pediatra Ana Leça, da Direcção-Geral de Saúde, diz que não há indícios de causa-efeito entre as vacinas que foram retiradas do mercado e a morte de um bébé de 6 meses.


Muamba esteve morto por 78 minutos

O jogador do Bolton sofreu um ataque cardíaco em campo no último sábado 


O médico do Bolton concedeu uma entrevista nesta terça-feira à imprensa inglesa e  falou sobre a situação de Muamba, que sofreu um ataque cardíaco no campo, no último sábado.


O Doutor Jonathan Tobin declarou que o inglês esteve "efetivamente morto" por 78 minutos e que sua recuperação é um "milagre":

“Nós contamos: foram 48 minutos dentro de campo e na ida para o Hospital e mais 30 (tentando reanimá-lo). Nesses 78 minutos, ele estava efetivamente morto. Temíamos pelo pior e não achamos que ele poderia recuperar desta forma. Se eu fosse usar o termo "milagre" em qualquer situação seria nesta.”

Tobin revelou também que chorou no Hospital, assim que a equipa médica passou a tomar conta de Muamba e que foi preciso usar o desfibrilador mais de 16 vezes para reanimar o jogador:

“Esse é o Fabrice, o meu amigo e não qualquer pessoa. Brinco com ele sempre e com sua família também. Chorei no corredor quando o entreguei à equipa médica. Usamos o desfibrilador duas vezes no campo, uma vez no túnel que separa o relvado dos balneárioss e 13 vezes na ambulância. Foi um milagre.”