sexta-feira, 23 de março de 2012

Música do A(c)tualidades - Metallica - Fade to Black

Novo iPad chega hoje a Portugal

O novo iPad chega hoje às lojas em Portugal. Um equipamento que é mais rápido e mais nítido do que o seu antecessor. E que tem um sistema de 4G, que não é compatível com o sistema europeu.

O novo "tablet" tem um processador mais rápido, um ecrã mais nítido. O ecrã tem 9,7 polegadas, com o equipamento equipado com processadores A5X e ecrã com 2048x1536.


O novo iPad 3 terá um ecrã com mais qualidade e Retina Display, característica já existente no iPhone. A qualidade HD reduz a distância entre os pontos no ecrã de LCD e torna as imagens mais nítidas. A câmara é idêntica à do iPhone 4S. 

A vida útil da bateria do novo iPad é igual à do iPad 2 e o novo tablet traz um suporte a conexões 4G (LTE). 

Contudo, o presidente executivo da Optimus, Miguel Almeida, já deixou um alerta: “o famoso iPad 4G não é 4G na Europa. É bom que as pessoas não criem expectativas”. O responsável explicou que não se trata de um problema de Portugal, mas o novo gadget da Apple “não tem as frequências adequadas para 4G na Europa”.

Assim, hoje os portugueses poderão comprar o novo iPad. A Vodafone e a Sonaecom já anunciaram que terão disponíveis os novos equipamentos a partir de amanhã. A Portugal Telecom não presta declarações. 

“O novo iPad estará disponível nas versões de 16GB, 32GB e 64GB, respectivamente, por 585 euros, 685 euros e 785 euros, preços ligeiramente inferiores aos das actuais versões equivalentes do iPad 2. Este último continuará disponível na versão iPad 2 16GB mas verá o seu preço passar para 509 euros”, explica a Vodafone em comunicado enviado.

Além das lojas das operadoras telecomunicações, o novo iPad poderá ser adquirido noutras lojas, como as grandes superfícies.

Gasolina e gasóleo descem na próxima semana

Abastecer o depósito vai ficar um pouco mais barato a partir de segunda-feira.

O comportamento dos mercados antecipa uma descida dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal na próxima semana.


Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. E tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos desceram esta semana 1,24% e 2,39%, respectivamente, antecipa-se uma descida dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.

Uma aspirina por dia previne cancro


Uma aspirina diária protege contra vários tipos de cancro
Estudo publicado na revista “The Lancet”

A toma diária de aspirina reduz significativamente a probabilidade de desenvolver vários tipos de tumores, concluiu um estudo publicado na revista “The Lancet” que alerta, contudo, para que os adultos saudáveis não tomem o medicamento sem recomendação médica.


Trata-se de uma meta-análise, liderada por Peter Rothwell, da University of Oxford, no Reino Unido, que analisou as tendências sobre o cancro recolhidas em oito estudos anteriores, em que participaram 25 mil pessoas e em que se examinavam os efeitos da aspirina na prevenção de eventos vasculares.

Os voluntários desses estudos, em que não foram detectados efeitos em relação ao cancro porque isso não era alvo das investigações, tomaram, pelo menos, 75 miligramas de aspirina por um período de quatro a oito anos. A análise revelou uma clara relação entre o consumo de aspirina e um menor risco de morte em alguns tipos de cancro, entre eles o do estômago, colo-retal, do esófago, do cérebro, do pâncreas, dos pulmões e da próstata.

Os benefícios nos doentes – que não pareciam aumentar com uma maior dosagem do fármaco – começaram a aparecer após cinco anos de acompanhamento, quando se verificou que os índices de mortalidade por cancro caíram 35 e 54 por cento no caso dos tumores do estômago e do intestino. Também se verificou que a proteção que a aspirina confere se prolonga por décadas: 20 anos depois, a probabilidade de morte foi reduzida em cerca de 10 por cento para o cancro da próstata, 30 por cento para o do pulmão, 40 por cento para o colo-retal e 60 por cento para o do esófago, em relação aos doentes que não tinham ingerido o medicamento.

De acordo com os especialistas, a ingestão de uma aspirina poderá ser a melhor fórmula para prevenir o cancro em pessoas de 45 a 50 anos, idade em que os tumores começam a desenvolver-se na maior parte dos casos. Neste sentido, o líder da investigação afirmou que esta análise poderá obrigar a rever as recomendações das autoridades de saúde em relação aos prós e contras da aspirina que, até agora, não era prescrita a adultos saudáveis de meia-idade, por haver um pequeno risco de hemorragia interna.

Agora, o reverso da medalha...



Aspirina é ligada ao risco de perda de visão




Idosos que tomam aspirina diariamente são duas vezes mais propensos a ter o último estágio da degeneração macular, uma perda de visão relacionada à idade, do que pessoas que nunca tomam o analgésico, de acordo com um estudo europeu.


Os dados não mostram que a aspirina causa a perda de visão. Mas os resultados são motivo de preocupação se a aspirina realmente agravar de algum modo a doença ocular, dado o número de idosos que a tomam diariamente por doenças do coração.


Mudança da hora - fim de semana com menos uma hora

Mudança da hora 25/3/2012 


Na madrugada do dia 25 de Março de 2012 (domingo), a Hora Legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão.

- Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 hora da manhã adiantamos o relógio  60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã.

- Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à meia-noite (00:00) de Domingo, dia 25 de Março, passando para a 1:00 hora da manhã, do mesmo dia.

Imagem daqui

Legislação:

Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março
Decreto Legislativo Regional nº. 6/96/M, de 25 de Junho
Decreto Legislativo Regional nº. 16/96/A, de 1 de Agosto

DATAS DE MUDANÇA DA HORA ATÉ 2016

2012: domingo 25 de Março e domingo 28 de Outubro,
2013: domingo 31 de Março e domingo 27 de Outubro,
2014: domingo 30 de Março e domingo 26 de Outubro,
2015: domingo 29 de Março e domingo 25 de Outubro,
2016: domingo 27 de Março e domingo 30 de Outubro.

Greve de 22 de março - confrontos com a polícia


Ainda se diz que há falta de meios para "combater o défice".