sábado, 24 de março de 2012

A importância de um bom pequeno almoço

Um bom pequeno-almoço. Toda a gente já ouviu dizer que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, e isso não é por acaso. Os benefícios de um bom pequeno-almoço são visíveis no seu dia-a-dia.

Notará de imediato um aumento de energia no seu quotidiano. Quando você está a dormir é como se o seu corpo estivesse a descarregar energia, e por isso um bom pequeno-almoço restaurará a energia necessária para que o corpo funcione de forma correcta. Esta energia ao longo do dia melhorará também a sua disposição geral.

As pessoas que tomam pequeno almoço vão-se sentir sem fome ao longo da manhã e é menos provável que comam um snack a meio da manhã ou comam em excesso ao almoço. É por isso que quem está a tentar perder peso não deve fazê-lo tentando saltar o pequeno almoço, mas sim evitando refeições mais fortes ao longo do dia.


Os estudos demonstram também que adultos que tomam pequenos almoços saudáveis são mais eficientes ao longo do seu dia de trabalho. Nas crianças os efeitos notam-se mais: crianças que não tomam pequeno-almoço estão mais sonolentas na escola, têm mais dificuldades de concentração e estão mais sujeitas a comer na escola comida menos saudável. Para quem pratica desporto o pequeno-almoço é fundamental do ponto de vista energético.


É também ao pequeno almoço que temos oportunidade de consumir alimentos ricos em nutrientes, como cereais, fruta e produtos lácteos. Estes alimentos são particularmente importantes para crianças e jovens em desenvolvimento, garantindo que recebem todas as vitaminas e minerais que precisam.

Existe uma grande variedade de alimentos que podemos incluir num pequeno almoço saudável, com cereais integrais, fruta e leite a serem excelentes alimentos para começar o dia. 

Muitas pessoas não gostam ou não estão habituadas a comer de manhã. Devem por isso começar com algo simples, como um pedaço de tosta ou metade de um iogurte. Com o tempo, o organismo habitua-se a receber comida logo de manhã e aí pode aumentar a quantidade de alimentos que o seu pequeno almoço inclui. Se se passar muito tempo entre a altura em que acorda e que toma o pequeno-almoço, experimente beber um copo de água ao acordar e passado cerca de uma hora o seu organismo já estará pronto para um pequeno almoço normal.

Se pelo contrário é uma pessoa sem tempo de manhã, tente ter em sua casa alimentos que possa levar consigo para comer pelo caminho, como bolachas integrais, iogurtes líquidos, pacotes de leite ou snacks de queijo. No entanto estas opções devem ser utilizadas se estiver mesmo sem tempo, pois o pequeno-almoço deve ser tomado antes do corpo começar a gastar energia.

Mesmo sabendo da importância desta refeição, há muitas pessoas que não o tomam por diversas razões, sendo as mais comuns a falta de tempo devido às correrias da manhã, falta de apetite logo ao acordar ou o facto de estarem a tentar controlar o seu peso.

Então:
Falta de tempo?
• Tente levantar-se 5-10 minutos mais cedo e prepare um pequeno-almoço simples.
• Leve-o consigo (iogurte líquido, fruta, pão ou bolachas) e coma-o pelo caminho.

Falta de apetite?
• Comece por incluir um alimento ligeiro, e progressivamente adicione-lhe um segundo e depois um terceiro.
• Escolha alimentos ricos em nutrientes e leves: leite ou derivados meio gordos ou magros, frutos e alimentos do grupo dos cereais (pão, cereais, bolachas, etc.).

Controlo de peso?
Saiba que se o pequeno-almoço for omitido, entra-se num período de jejum de 14 ou mais horas, provocando uma diminuição do metabolismo, na tentativa de o organismo preservar as suas reservas energéticas.
O pequeno-almoço quebra o jejum e aumenta bruscamente o metabolismo. Se se saltar esta refeição, está a contribuir-se para a "poupança" energética. Ao conservar energia não se consegue perder peso. Além disso, quem não come ao acordar ficará com muito mais fome ao longo da manhã, sendo atraído por alimentos mais calóricos e comendo, naturalmente, mais.

Pequenos-almoços equilibrados:
• 1 copo de leite + 1 pão com fiambre + 1 copo pequeno de sumo de laranja
• 1 taça de leite com cereais + 1 peça de fruta
• 1 taça de iogurte com fruta aos pedaços + 4 bolachas pouco doces (Maria, torrada, água e sal ou integral)
• 1 pão com queijo + 1 sumo ou 1 peça de fruta
• 1 copo de leite batido com fruta + 1 pão com fiambre ou doce


Bom apetite!

Sem comentários: