sexta-feira, 13 de abril de 2012

Facebook carregado de vírus

Vírus em aplicativos maliciosos

Uma das formas de contaminação por vírus no Facebook, são os aplicativos e jogos aceites pelo usuário. Ao fornecer acesso a sua conta para um aplicativo malicioso, o mesmo pode obter informações valiosas como dados pessoais e em alguns casos, solicitam a instalação de complementos para o seu navegador, o que certamente é suspeito e pode ser uma tentativa de contaminação. A intenção deste tipo de aplicativo é a mesma de um vírus comum, infetar a sua máquina para obter controle sobre ela, arquivos pessoais e etc.



Vírus em páginas

Ultimamente, a forma mais comum de contaminação no Facebook são as Fans Pages (Páginas de Fans) maliciosas. Em geral, são maliciosas aquelas páginas onde é proposto algo que o próprio Facebook não permite fazer, como trocar a cor azul original, ver quem visitou o seu perfil e etc.

Ao fazer "Gosto" nestas páginas maliciosas, é-lhe solicitado a instalação de um aplicativo. Se  aceitar, este aplicativo irá mandar mensagens automáticas aos seus amigos, incentivando o acesso às suas respetivas páginas, e assim atraindo mais fans...
Um exemplo de mensagem sendo enviada automaticamente para divulgarem fan pages maliciosas:


A intenção destes aplicativos é única (em geral): aumentar a quantidade de usuários.
Para ambos os casos, a solução é a tradicional, ou seja, evite clicar em páginas suspeitas, que prometem coisas novas para o Faceboook, procure eleminar aplicativos que não use ou que não se lembre de ter instalado (através da aba configurações).

Sem comentários: