sábado, 7 de abril de 2012

Estádio da Luz, palco da final da Champions League



O Benfica tem vivido no último mês uma autêntica montanha-russa no que diz respeito ao jogo jogado. Perda de muitos pontos e a liderança segura no campeonato, perdeu a oportunidade de passar aos quartos de final da Liga dos Campeões e joga a final da Taça da Liga a 14 deste mês. 


Mas no meio disto tudo, chegou uma notícia honrosa: o Estádio da Luz vai ser o palco da final da Liga dos Campeões em 2014, um evento só reservado aos melhores. 

Não é a primeira vez que acolhe finais internacionais. Em 1983, quando a final Taça UEFA se jogava a duas mãos, o Benfica empatou com o Anderlecht, perdendo a oportunidade de ganhar o troféu. Em 1992 o Werder Bremen ganhou a Taça das Taças ao Mónaco, no cenário da Catedral. Em 2004, aquela triste final do Campeonato Europeu de Futebol, organizado por nós e que tinha corrido exemplarmente até aí, a essa tarde em que Charisteas silenciou um país (curiosamente a Grécia era treinada por Otto Rehhagel, que também ganhara ali com o Bremen em 1992). 

Mas antes de tudo isso houve outra final de campeões europeus em solo nacional: em 1967, o Celtic de Glasgow surpreendia e derrotava o Inter de Milão no Estádio Nacional. Os escoceses, que ficaram conhecidos como Lisbon Lions, tiveram a honra de ser a primeira equipa britânica a alcançar o ceptro de campeões europeus de clubes, quando até aí só clubes latinos o tinham conseguido.



Agora, a final da prova mais importante de clubes volta a Portugal. Daqui a dois anos e pouco, centenas ou milhares de milhões de espectadores em todo o Mundo estarão com os olhos virados para a Luz. Uma honra que o grandioso estádio do Benfica, herdeiro direto da Velha Luz, já merecia.

Sem comentários: