quinta-feira, 5 de abril de 2012

Alternativas face ao preço dos combustíveis

O preço da gasolina 95 atingiu um novo recorde ao chegar a um valor de referência de 1,764 euros por litro na Galp.

A cada semana que passa, os portugueses enfrentam novas subidas dos preços dos combustíveis. Esta semana não foi exceção. O preço da gasolina atingiu  um novo recorde histórico depois de a Galp ter aumentado em 2,5 cêntimos, para os 1,764 euros, o seu valor de referência. Mas, as subidas não são exclusivas à petrolífera lusa. Nos últimos dias, também a BP e a Cepsa aumentaram para 1,749 e 1,759 euros, respetivamente, os seus valores de referência para este combustível. Já a Repsol optou por manter os 1,744 euros. Boas notícias, apenas para quem se desloca em carros a diesel. Isto porque, quer a Galp quer a Cepsa, optaram por baixar em 0,5 cêntimos, para 1,514 euros, o seu preço de referência para o gasóleo. Por sua vez, a BP e a Repsol não mexeram nos preços de referência que se mantêm em 1,519 e 1,524 euros, por litro.

A subida dos preços dos combustíveis é uma tendência que se verifica nos últimos meses. Desde o início do ano a gasolina sem chumbo 95 aumentou mais de 11% e o gasóleo já encareceu mais de 6%. No caso da gasolina 95, isto significa que abastecer um depósito de 60 litros já custa mais dez euros do que no final de 2011. Essa valorização é justificada pela subida do preço do petróleo e da refinação nos mercados internacionais. A estes fatores acresce ainda o impacto da conversão de dólares para euros.

Com a crise, os portugueses compram menos carros, o que levou as vendas a caírem para metade em março comparativamente há um ano e, utilizam cada vez menos o automóvel, o que se reflete também no consumo de combustíveis, tornando-se num ciclo vicioso.
Há dias dei-vos conta disto e de facto cada vez mais são os casos de portugueses que se vêm obrigados a encostarem os seus veículos, arranjando alternativas, muitas das vezes, descobrindo os benefícios do uso do transporte público, ou não:


Esta outra alternativa para termos os depósito atestado também não me parece a solução...

O carro a ar comprimido surge como uma solução de futuro, uma boa resposta ao roubo que se regista na venda de combustíveis. A revolução na indústria automóvel terá o seu início em agosto próximo. E a revolução tem sede na Índia onde foi já fabricado o primeiro automóvel a ar comprimido. Viva! Acabou-se a necessidade de comprar carros movidos a gasolina. Será a decadência paulatina das petrolíferas que sempre entenderam que controlavam a vida no planeta com os maiores e mais vergonhosos dividendos. Viva ao carro movido a ar! O feito deve-se à fábrica da 'Tata Motors'.

Sem comentários: