segunda-feira, 19 de março de 2012

Santana Lopes a caminho de Belém

O destino político de Santana Lopes está definido, segundo deixa perceber o próprio, em entrevista ao Expresso. Exercer funções autárquicas, como presidente da Câmara de Lisboa, é um cenário que nem se coloca – “Nem pouco mais ou menos”, diz o atual presidente da Santa Casa da Misericórdia –, que abre as portas de Belém, depois de andar 33 anos “a pregar sobre o que deve ser um Presidente da República”. Soares é a inspiração de Santana.

Pedro Santana Lopes, atual presidente da Santa Casa da Misericórdia, concedeu uma entrevista ao Expresso onde aborda o seu futuro político. A célebre expressão “eu vou andar por aí” mantém-se atual e Santana promete regressar. 

É garantido que não pretende ser candidato às autárquicas, tão garantido como a sua vontade de exercer o cargo de Presidente da República.


Nesta entrevista ao Expresso foi confrontado com a questão – sobre a sua vontade em residir em Belém – e Santana Lopes é esclarecedor sobre o desejo de ser autarca em Lisboa. “Não tenciono ser candidato nas eleições autárquicas”, afirma. E percebe-se que a Presidência da República é o seu projeto político.

“Tudo tem o seu tempo.Neste momento, está em curso o mandato de provedor da Santa Casa da Misericórdia”, diz o ex-primeiro-ministro. Santana Lopes revela ainda que está “cansado” de andar “desde os 22 anos” a “pregar sobre o que deve ser um Presidente da República”.

Defende que o chefe de Estado deve ser um “mobilizador de vontades”. E Santana Lopes vê um inspirador para o exercício deste cargo: “Mário Soares”.

Sem comentários: