Com a desaceleração do crescimento económico mundial verificada nos últimos tempos e com a nítida contração de alguns mercados, as empresas tendem a reduzir a sua estrutura de custos e a mostrarem muita cautela nos seus investimentos.
Em Portugal, apesar de algum amortecimento da onda negativa internacional sobre a economia, existe de facto uma clara quebra no consumo privado.
Desde logo, os investimentos na área de marketing devem ser um factor chave da estratégia das empresas portuguesas.
Em tempos de vacas magras, devem as empresas investir no crescimento do seu mercado? Devem reforçar o seu investimento em marketing para não perderem e mesmo assim, tentarem ainda reforçar as suas quotas de mercado? À parte mercados muito específicos, este é um velho dilema para a maioria dos gestores empresariais.
Face a uma crise mundial, os objetivos das empresas, passará objetivamente, pela definição de estratégias para a manutenção e angariação de novos clientes.
Ora, para este senhor, da área de saúde, um setor também afetado pela conjuntura atual, a solução arranjada é peculiar... mas, acredito que eficaz.
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