quinta-feira, 8 de março de 2012

Passos Coelho em viagem à Finlândia

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, inicia hoje uma viagem de dois dias à Finlândia e à Suécia, onde se vai reunir com os homólogos destes países nórdicos membros da União Europeia.


Nota: O sistema educativo português, ficaria extremamente agradecido se, na sua comitiva, Pedro Passos Coelho, integrasse o sr. ministro da educação e respetivos secretários.
É de todo o interesse nacional, que alguém em Portugal perceba a importância na aposta na educação, numa perspetiva de construção do ser, de uma cidadania mais interventiva e eficaz.
Poderia ser que por terras escandinavas, alguma luz os alumiasse...



Já agora,
O Sistema de Ensino Finlandês

É impossível não tomar como referência o sistema de ensino de um país cujas tradições democráticas devem ser um exemplo para todos os países europeus, e não só, e cujo o nível de literacia da população ascende, virtualmente, aos 100%.

Ainda que a sua organização formal se apresente muito similar à portuguesa, o grau de eficácia do sistema de ensino finlandês é bastante elevado, sendo que 56% da população acima dos 15 anos completa o ensino secundário.

Assim sendo, não é o aspeto formal do sistema de ensino finlandês que o torna um exemplo a este nível e que justifica o crescente número de estudantes estrangeiros que procuram as suas instituições. Que outras hipóteses então, senão as políticas educativas e o grau de comprometimento estatal para com a educação da população? O grau de eficácia do sistema educativo finlandês não pode ter senão a ver com o facto de estarmos a falar de um dos países com a taxa mais alta de dinheiros públicos investidos na educação (entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento na Europa), com um grau de comprometimento relativamente à educação de adultos absolutamente notável, e com um investimento na internacionalização que em muito ultrapassa o português (os finlandeses têm neste momento cerca de 300 cursos lecionados em inglês).

Em traços gerais, o sistema educativo finlandês agrupa a escolaridade obrigatória, o ensino secundário geral e profissional, o ensino superior e a educação de adultos. A escolaridade obrigatória consiste num programa educacional de 9 anos para todas as crianças em idade escolar que tem o seu início aos sete anos. O ensino secundário está dividido entre as escolas secundárias gerais (três anos, que terminam com a realização de um exame) e as escolas profissionais (três anos, que conferem qualificações profissionais básicas).


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